Adam Brundell é um instalador especializado em aquecimento por piso radiante e o fundador da Circa Installations. Neste post do blogue convidado, Adam partilha algumas dicas sobre como instalar um sistema de aquecimento por piso radiante Warmup. Quer seja um instalador profissional ou esteja a pensar em instalar um novo sistema em sua casa, vai certamente achar estas dicas úteis para o seu próximo projecto. Ficará a saber mais sobre:

  • Porque é que a limpeza da sub-base é fundamental antes de instalar o aquecimento do pavimento
  • Porque deve certificar-se de que o acabamento do pavimento escolhido é adequado para UFH
  • A importância do isolamento
  • Porque deve planear a sua instalação e testar o sistema
  • Encontrar o melhor sistema para a sua casa e como comprá-lo

1. Limpar a base do pavimento antes de instalar o sistema de aquecimento do pavimento

Os tubos de aquecimento utilizados nos sistemas de aquecimento por piso radiante de água são resistentes e duradouros. No entanto, continua a ser importante limpar bem o subpavimento antes de instalar um novo sistema, para eliminar quaisquer arestas dentadas que os possam danificar.

Dependendo do sistema que escolher, o tubo de aquecimento do pavimento pode ser directamente ligado a uma camada de material de isolamento separado, como acontece com o Sistema Clypso, por exemplo, ou ser instalado dentro dos painéis que acompanham o sistema, como acontece com o Sistema VLo Ultra-12 Low Build. O tubo será mantido em posição de modo a que cada laço esteja à distância especificada – geralmente entre 200 mm e 250 mm de distância, dependendo do projecto. O comprimento máximo de tubo que pode ser utilizado em qualquer divisão é de cerca de 100-110m. Também pode ser necessário colocar uma membrana à prova de humidade no subpavimento antes de instalar a camada de isolamento.

2. Instalar primeiro o colector

Com sistemas húmidos, o colector – a unidade que liga a tubagem UFH à fonte de calor numa determinada divisão ou zona – deve ser a primeira coisa a ser instalada. Terá de ter em conta o peso da unidade e os tubos que serão eventualmente ligados ao escolher um local de montagem. Leia o nosso artigo especializado para saber mais sobre a instalação do colector.

3. Ter em atenção as temperaturas máximas do pavimento

Um dos aspectos mais importantes a considerar é o tipo de pavimento acabado que será colocado sobre o sistema, uma vez que alguns revestimentos de pavimentos têm uma restrição de temperatura máxima. Os pavimentos de vinil têm um limite máximo de temperatura de 27°C, tal como os pavimentos de alcatifa, laminados e madeira.

Se o revestimento final do pavimento for em azulejo ou cerâmica, recomendo sempre a utilização de um látex autonivelante flexível ou de um adesivo para azulejos flexível para cobrir o sistema com uma camada de risco, uma vez que isso ajuda a instalação dos azulejos.

4. Utilizar o isolamento para melhorar a eficiência energética

Nunca é demais sublinhar a importância da instalação do isolamento Warmup. Muitas pessoas tentam poupar dinheiro e não se preocupam com o isolamento do pavimento, mas este tem enormes benefícios, desde a diminuição do tempo de aquecimento até à poupança de energia e à redução dos custos de funcionamento a longo prazo.

5. Planear e medir

O planeamento é essencial, por isso meça a área e planeie cuidadosamente a instalação. A minha dica é que não se apresse a fazer isto, pois, a longo prazo, a instalação será muito mais rápida. Certifique-se de que tem em conta todos os equipamentos e acessórios que vão ser instalados – por exemplo, numa instalação de casa de banho, os vasos sanitários e as banheiras têm de ser fixados ao chão, pelo que estes equipamentos têm de ser tidos em conta no planeamento da disposição do sistema de aquecimento. Além disso, certifique-se de que o subpavimento existente está livre de poeira e sujidade e, se for um subpavimento de madeira, verifique se não há tábuas a ranger no chão, uma vez que não será fácil reparar isto depois.

6. Testar o sistema

É muito importante que teste o sistema antes e depois de todas as fases da instalação. Se não tiver a certeza, peça ao seu instalador para o fazer antes de colocar o revestimento final do pavimento.

Lembre-se também que todos os sistemas Warmup vêm com uma Garantia de Instalação SafetyNet™, o que significa que se o sistema de aquecimento for danificado durante a instalação, pode ser substituído gratuitamente, dando-lhe essa paz de espírito extra ao instalar o sistema. A Warmup também oferece suporte técnico pós-venda líder de mercado, portanto, se você tiver algum problema com seu sistema de aquecimento, estamos aqui para ajudar.

Dica de bónus: Como seleccionar o melhor sistema para a sua casa

O aquecimento por piso radiante é uma solução de aquecimento mais sustentável para casas contemporâneas. É uma óptima forma de reduzir a pegada de carbono da sua propriedade, ao mesmo tempo que poupa dinheiro nas suas contas de energia. A Os custos de funcionamento mais baixos de um sistema hidrónico Warmup, em comparação com os métodos de aquecimento mais tradicionais, podem permitir-lhe poupar centenas de libras por ano. Os projectos de construção nova são adequados para sistemas húmidos, uma vez que as dimensões do sistema podem ser tidas em conta na concepção do edifício. No entanto, a nossa linha VLo de sistemas húmidos de baixo perfil foi especificamente concebida para adaptação em projectos de renovação de casas – por isso, independentemente do tamanho e âmbito do seu projecto, oferecemos sistemas hidrónicos perfeitos para as suas necessidades.

Pode utilizar a ferramenta de orçamento online da Warmup para descobrir qual o sistema mais adequado para a sua casa. Basta introduzir alguns detalhes sobre o seu projecto e nós ajudamo-lo a escolher o sistema e informamo-lo também sobre o custo exacto da compra. Os nossos sistemas de água podem ser comprados online e entregues directamente no seu projecto. Também pode contactar a Warmup para obter aconselhamento sobre a adequação de um sistema escolhido e para discutir quaisquer trabalhos de reparação que devam ser realizados antes do início da instalação. Deve ter cuidado com as alternativas mais baratas feitas com produtos de baixa qualidade e certificar-se sempre de que está a comprar um produto genuíno a um revendedor autorizado da Warmup para garantir a melhor relação qualidade/preço.

warmup_blog

Ferramentas de orçamento de Warmup: instantâneas, precisas, flexíveis

A Warmup oferece uma ampla gama de sistemas de piso elétrico e hidráulico compatíveis com todos os tipos de pisos, salas e projetos.

Ferramentas de orçamento de Warmup:

instantâneas, precisas, flexíveis

Scroll to Top