HomePiso radianteTipos de pavimentoPavimentos em cimento

Pavimentos em cimento

O cimento é um material resistente e duradouro que necessita de uma manutenção residual. Tanto o microcimento como o cimento afagado são impermeáveis à água, o que os torna revestimentos ideais para as casas de banho e cozinhas.

Vantagens dos pavimentos em cimento aquecidos

electric or hydronic iconHá alguns anos, o cimento era usado principalmente em ambientes puramente industriais. Para a maioria de nós, era inconcebível ter um pavimento em casa feito em cimento. No entanto, as novas tendências de decoração, tornaram o cimento numa possibilidade que merece ser considerada.

Um revestimento em cimento é resistente e fácil de limpar, acrescentando uma sensação de modernidade aos espaços. Trata-se de um material versátil e que permite diferentes identidades pois pode ser personalizado com diferentes cores, texturas ou materiais.

Devido à sua elevada inércia térmica, os pavimentos em cimento são ideais para serem aquecidos por um sistema de piso radiante. O cimento permite um aquecimento rápido e armazena o calor produzido, transformando-se numa óptima opção para melhorar o conforto e o aconchego de uma casa.

pavimentos em cimento polido

Tipos de pavimentos em cimento

O cimento é um material versátil e que permite ser instalado de variadas formas, podendo ser personalizado com diferentes cores, texturas ou materiais, criando ambientes originais sem haver aumento da dificuldade da obra.

Cimento afagado

O cimento afagado é uma mistura de cimento, pedra, areia e água. Após colocado, queima-se a sua superfície, o que resulta numa crosta fina. É económico e fácil de criar, mas obriga a uma maior profundidade, o que pode não ser possível em reformas. 

Microcimento

O microcimento é produzido em laboratório. Apenas precisa de 1 a 3mm de espessura, encurtando o tempo de aplicação e podendo ser usado tanto em renovações como em obra nova. Este material é altamente aderente podendo ser aplicado sobre qualquer superfície sólida, como por exemplo um pavimento existente.

Os melhores sistemas de piso radiante para pavimentos em cimento

As propriedades de retenção de calor do cimento levam a que seja um acabamento ideal para aquecimento com uma solução de piso radiante.

Sistemas de piso radiante hidráulico

Os sistemas de piso radiante hidráulicos são perfeitos para serem instalados com pavimentos em cimento, já que o cimento é o material ideal para cobrir o sistema. 

O sistema Total-16 fornece uma solução de aquecimento hidráulico de baixo perfil para projetos de renovação, pois adiciona apenas 16 mm á altura do pavimento.

O sistema Total-16 é perfeito para reformas e renovações, visto ser um sistema de baixo perfil, adicionando apenas 16 mm à construção do pavimento.

Ver sistema Total-16 >

O sistema Clypso foi concebido para utilização com contra-pisos em cimento, sendo particularmente ideal para obra nova.

Ver sistema Clypso >

Sistemas de piso radiante elétrico

O sistema de cabos de acumulação WIS é o sistema de piso radiante elétrico ideal para obra nova. Pode ser colocado embebido numa camada de cimento de 50 a 100 mm de espessura, logo é ideal para utilização com o cimento afagado. Em virtude da inércia térmica gerada pela grande camada de cimento, o sistema torna-se ideal para espaços que estejam em constante utilização.

Caso se trate de uma renovação, onde há limitação na altura do pavimento, o sistema de rede radiante StickyMat oferece uma instalação de baixo perfil não tendo impacto na altura acumulada do pavimento. 

O Cabo de Acumulação é especialmente ideal para instalações em pavimentos em cimento, em construções de raíz, onde a altura do piso não se apresenta como um problema

Ver cabo de acumulação >

O sistema StickyMat é ideal para instalações com áreas de formato regular, onde as redes com 0,5m de largura podem ser rapidamente desenroladas no pavimento em linhas paralelas.

Ver sistema StickyMat >

Adequado para qualquer tipo de projeto

Os sistemas de piso radiante em combinação com pavimentos em cimento são adequados quer em projetos de renovação quer em obra nova. 

pavimento em cimento polido aquecido por piso radiante

Obra nova 

Os pavimentos em cimento quando colocados como parte de um projeto de construção nova, permitem a instalação de uma grande variedade de sistemas de piso radiante elétrico e hidráulico. Temos disponíveis vários sistemas que estão concebidos para instalação embebidos em cimento de uma forma simples. 

Renovação e reforma 

Neste tipo de projectos dispomos de alguns sistemas de piso radiante, quer elétrico quer hidráulico, de baixo perfil, que podem ser utilizados em combinação com pavimentos de microcimento. 

Custos do aquecimento de pavimentos em cimento

O piso radiante é uma solução de aquecimento eficiente, que pode levar a poupanças no consumo energético e por consequência nas facturas energéticas. O custo de instalação de um sistema de aquecimento com pavimento em cimento polido depende de alguns fatores, incluindo o tamanho do projeto, a sua localização, a qualidade e os materiais do contra-piso e a resistência estrutural da obra.

pavimentos em cimento polido

Um pavimento em cimento polido pode ser barato se a solução for a do cimento afagado, até ao mais caro e de elevada qualidade microcimento. A instalação de um sistema de aquecimento por piso radiante como parte deste processo custaria aproximadamente 30-35€ por metro quadrado para um sistema elétrico com isolamento térmico e um termostato inteligente. Contacte-nos para obter um orçamento preciso para o seu projeto.

pavimento em cimento polido aquecido por piso radiante

Instalação de piso radiante com pavimentos em cimento polido

A instalação de piso radiante com pavimentos em cimento polido varia de sistema para sistema. Certifique-se sempre de que trabalha com um instalador experiente.

É recomendável instalar o sistema de aquecimento por piso radiante associado com isolamento térmico de forma a reduzir a perda de calor e melhorar a eficiência energética do sistema. Assim, o primeiro passo será instalar uma camada de isolamento térmico no contra-piso. O sistema de piso radiante pode ser instalado diretamente sobre este material de isolamento antes de ser testado e depois coberto com o cimento. Não ligue o  sistema de aquecimento enquanto o cimento não estiver completamente curado.