Pavimentos em vinil 

O pavimento em vinil é adequado para utilização com piso radiante.

Piso radiante sob pavimento em vinil

hybrid

A Warmup oferece uma ampla gama de sistemas de pavimento radiante para revestimentos em vinil. Quer os sistemas elétricos quer os sistemas hidráulicos são adequados para revestimentos em vinil. A temperatura do sistema de aquecimento, quando utilizado sob pavimentos em vinil, não deve exceder os 27 °C. Portanto, se considerar o aquecimento por piso radiante, como a única fonte de calor, com revestimentos em vinil, começe por efectuar um cálculo de perdas térmicas de forma a garantir que o sistema fornece uma quantidade suficiente de calor.

Sistemas hidráulicos ou elétricos?

Os sistemas hidráulicos são mais comuns em obra nova, já que o sistema é geralmente incorporado ao sub-piso estrutural, enquanto os sistemas elétricos são mais comuns em remodelações.

Sistemas Elétricos para Pavimentos de Vinil 

O sistema de piso radiante mais adequado para utilização com pavimentos vinílicos depende do tipo de vinil que está a usar e se a divisão na qual está a instalar é “húmida” ou “seca”: casas de banho são considerados ambientes húmidos, enquanto as salas de estar, quartos e cozinhas, são considerados ambientes secos. 

Existem quatro tipos de pavimentos de vinil que diferem nas suas propriedades e, consequentemente, nos seus requisitos para um sistema de piso radiante. Estes tipos são Amtico, Karndean, Click Vinyl e Tarkett. É importante que verifique junto do fabricante de vinil sobre os tipos de sistemas de piso radiante que são adequados para o pavimento escolhido. 

Ambientes secos 

Um ambiente seco é um ambiente sem elementos significativos de água. Divisões como quartos, salas de estar e corredores são considerados ambientes secos, bem como cozinhas, embora elas possuam pias e muitas vezes máquinas de lavar roupa e louça. O sistema elétrico de Rede Radiante para Flutuantes utilizado com o sistema de Revestimento Duplo da Warmup é adequado para a maioria dos acabamentos vinílicos em ambientes secos. 

Especificamente ideal para grandes áreas, a Rede para Flutuantes da Warmup é um sistema elétrico de piso radiante utilizado com o Revestimento Duplo para a maioria dos pavimentos de vinil em áreas secas. 

Ver rede WLFH >

O Revestimento Duplo é um contrapiso de flutuação livre para utilização com as Redes para Flutuantes em acabamentos de pavimento com alcatifa, vinil e linóleo. 

Ver revestimento duplo >

Este sistema não é adequado para divisões húmidas, pois o revestimento duplo pode expandir devido à humidade excessiva. É importante que verifique junto do fabricante de vinil sobre os tipos de sistemas de piso radiante que são adequados para o pavimento escolhido. Alguns fabricantes permitem apenas o uso de sistemas de aquecimento embutidos num composto de betão / nivelamento. 

Ambientes húmidos 

O piso radiante pode ser instalado em ambientes húmidos com pavimento vinílico. Dependendo da especificação do seu projeto, recomendamos os sistemas DCM-PRO, StickyMat ou Cabo de Superfície. Lembre-se sempre de cobrir o sistema com uma camada de composto autonivelante  com espessura de 10mm para proteger o sistema contra a humidade antes de o pavimento vinílico ser colocado. 

O StickyMat possui um cabo ultrafino de 1,8mm que não eleva os níveis do pavimento. O sistema consiste num cabo de aquecimento pré-espaçado e pré-instalado numa rede adesiva. 

Ver StickyMat >

O DCM-PRO é um sistema de desacoplamento aquecido desenhado para instalação rápida em todas as áreas. 

Ver sistema DCM-PRO >

O sistema Cabo de Superfície da Warmup (também conhecido como cabo DWS) é perfeito para ambientes de formato irregular. 

Ver cabo de superfície >

Termostatos e temperatura do pavimento

Quando utilizado com revestimentos em vinil, a temperatura do sistema de piso radiante não deve exceder os 27 °C. isto é salvaguardado através do uso de um termostato e indicando na configuração do termostato que o sistema está instalado sob um revestimento de vinil. A gama de termostatos Warmup para aquecimento por piso radiante tem controladores para todos os requisitos. O termostato 4iE WiFi possui recursos incrivelmente inteligentes que garantem que possa desfrutar do espaço aquecido em segurança e com eficiência. O termostato oferece um controle total da configuração do sistema e permite desfrutar de um espaço aquecido quando desejado, sem desperdício de energia desnecessário.

piso radiante elétrico sob pavimento em vinil

Termostatos e temperatura do pavimento

Quando utilizado com revestimentos em vinil, a temperatura do sistema de piso radiante não deve exceder os 27 °C. isto é salvaguardado através do uso de um termostato e indicando na configuração do termostato que o sistema está instalado sob um revestimento de vinil. A gama de termostatos Warmup para aquecimento por piso radiante tem controladores para todos os requisitos. 

piso radiante elétrico sob pavimento em vinil

O termostato 4iE WiFi possui recursos incrivelmente inteligentes que garantem que possa desfrutar do espaço aquecido em segurança e com eficiência. O termostato oferece um controle total da configuração do sistema e permite desfrutar de um espaço aquecido quando desejado, sem desperdício de energia desnecessário.

Limites da transferência de calor

Todo o material instalado por cima do sistema de piso radiante, incluindo acima do aquecedor, incluindo o revestimento duplo e o acabamento final  devem estar nos limites definidos na tabela abaixo. Se o fabricante do revestimento em vinil determinar que deve ser usado em conjunto com um forro, o forro deve ser respirável e não deve ter mais de 3 a 6 mm de espessura.

Ao utilizar o sistema com revestimentos em vinil, deve ter cuidado para garantir o desempenho efetivo do sistema e não recomendamos a instalação de um sistema de aquecimento se os limites abaixo não forem cumpridos. Isto pode prejudicar o desempenho do sistema e resultar num mau funcionamento do mesmo.

Os valores abaixo indicados são apenas para pisos radiantes elétricos. Sistemas hidráulicos têm uma gama mais ampla de limites devido às variáveis da especificação.

Limites da transferência de calor 
Tog 1.5 (salvo indicação em contrário)
RSI  0.15m² K/W (salvo indicação em contrário)