HomeTermostatosGuia de compra

Guia para compra de termostatos

A escolha do sistema de controle correto é crucial para garantir que o sistema de aquecimento funcione da melhor forma possível, com eficiência e facilidade, economizando na fatura energética. O nosso guia de compra ajuda-o a escolher o melhor sistema de controlo com base nos requisitos individuais de aquecimento, estilo de vida e orçamento disponível.

Escolha um termostato adequado ao projeto

A primeira consideração a ter é a fonte de calor, pois nem todos os termostatos são compatíveis com todas as fontes de calor. Podem ser adequados apenas para piso radiante, ou apenas aquecimento central ou, em alguns casos, ambos. Assim, tomando o caso do aquecimento central, então os termostatos compatíveis são os que podem trabalhar com aquecimento central. Da mesma forma, se quiser controlar piso radiante, estes devem ser adequados para uso com a escolha do sistema.

A mais recente adição à gama de termostatos Warmup, o termostato 4iE WiFi funciona com aquecimento central à base de radiadores, bem como com sistemas de piso radiante eléctrico e hidráulico.

Tipos de termostatos

Inteligentes

Os termostatos inteligentes estão capacitados para operar via internet, e são o tipo mais avançado de termostatos. Oferecem funcionalidades superiores para economia de energia. O 4iE da Warmup, por exemplo, procura aquecer uma casa da forma mais eficiente e automaticamente, o que pode levar a elevada economia no consumo energético. 

O recurso à ligação Internet dos termostatos inteligentes acompanhado pelos aplicativos integrados MyHeating e os serviços de geolocalização dos smartphones permite que o termostato inteligente controle o sistema de aquecimento automaticamente, garantindo que a casa esteja sempre na temperatura ideal usando o mínimo de energia possível.

Programáveis

Os termostatos programáveis ajustam a temperatura automaticamente de acordo com a temperatura e o horário previamente programados O sistema de aquecimento pode ser programado para ser ativado ou desativado, configurando as temperaturas e o horário desejados – o termostato cuida do resto, garantindo a temperatura correta no momento certo. Recursos como o Active Energy Management™ encontrado em termostatos programáveis avançados, como o 3iE da Warmup, podem economizar até 10% no consumo energético, ajudando a escolher a melhor temperatura para cada ambiente.

Manuais

Os termostatos manuais fornecem um controle de temperatura muito básico com capacidade limitada na economia de energia. Os termostatos manuais são mais adequados para áreas onde os requisitos de aquecimento permanecem fixos, por exemplo, quando não há mudança sazonal e onde o aquecimento é necessário todos os dias, uma vez que estes trabalham sem paragem, ou onde a zona aquecida é usada com pouca frequência ou intermitentemente, como uma garagem ou um sótão.

Características a observar num termostato

Há uma grande variedade de termostatos disponíveis e a melhor escolha dependerá da preferência em capacidades e características. Seguidamente, destacamos uma lista de características que deverão ser observadas ao escolher um termostato.

Compatibilidade

Esta é uma das características mais importantes, pois um termostato não tem qualquer utilidade caso não funcione com o sistema de aquecimento que se pretende controlar. Verifique sempre com o fabricante a compatibilidade do termostato com o sistema de aquecimento.

Acesso remoto

Para os utilizadores que se encontram frequentemente em movimento e querem controlar as configurações do sistema de aquecimento a partir de qualquer lugar, um termostato inteligente  WiFi é a melhor escolha. O 4iE está associado a uma conta MyWarmup onde pode ser gerido e monitorizado, a partir de qualquer lugar onde haja uma ligação à Internet.

Atualizações da meteorologia e do trânsito

Se o estado do tempo e o trânsito forem fatores importantes, o 4iE é uma óptima opção. O 4iE mostra as condições meteorológicas e do trânsito, sendo assim possível saber como vai estar o tempo e como está o trânsito, antes de sair de casa.

Programabilidade

Se o termostato vai ser utilizado num espaço que tenha variados requisitos de temperatura e horários, como uma casa de banho, sala de estar ou quarto, um termostato programável é de longe a melhor opção, pois permitirá definir diferentes temperaturas para períodos diferentes. Isso evitará o desperdício de energia e dará um controle preciso dos parâmetros de aquecimento.

Ecrã

Um ecrã retroiluminado de alta definição facilita a utilização do termostato mesmo quando está escuro. A resolução do ecrã é importante, pois os ecrãs de baixa resolução são menos fáceis de operar e não parecem tão esteticamente atraentes na parede. Termostatos mais avançados, como o 4iE, permitem até mesmo configurar uma imagem de fundo, dando-lhe um toque pessoal.

Monitorização de energia

Saber onde e quando a energia é usada permite um melhor controle do sistema de aquecimento. Um termostato que controla automaticamente o aquecimento, aprendendo hábitos e rotinas, pode garantir o menor consumo de energia possível.

Capacidades únicas

Capacidades exclusivas, como atualizações do estado do trânsito e a capacidade de definir uma imagem de fundo, são recursos que podem ser fornecidos por um termostato. A necessidade destes depende da utilização desejada. Quanto maior for o interesse em efectuar poupanças de energia e de definir diferentes temperaturas para períodos diferentes, maior a probabilidade de se olhar para o termostato com maior freqüência e essas pequenas capacidades poderem fazer uma maior diferença.

Funcionalidades que se adaptam ao estilo de vida

Escolha um termostato que permita ajustar as configurações do sistema de aquecimento de acordo com o seu estilo de vida. Pode ser a frequência das mudanças de temperatura (programabilidade) ou a capacidade de economizar energia, escolhendo um termostato que ajudará a reduzir o consumo de energia (como por exemplo o 4iE).

Compre o termostato ideal

Vale a pena notar que, quando escolhido corretamente, um termostato é o tipo de produto que se paga a si mesmo. Não há necessidade de o comprar com frequência, portanto, investir num termostato avançado e de alta qualidade é muitas vezes a melhor escolha. Ao decidir qual termostato comprar, o melhor a fazer é definir critérios, pesquisar as opções disponíveis e decidir qual delas é a mais correta para o projeto.

Recomendamos o termostato 4iE WiFi, que automaticamente procura a forma mais eficiente de aquecer uma casa, economizando nos consumos de energia.