HomePiso radianteGuia de Compra

Guia de Compra do Piso Radiante

Sabemos que por vezes precisa de ajuda para comprar um novo sistema de aquecimento. Também conhecemos as quesões típicas que os proprietários/instaladores colocam quando pensam em comprar piso radiante, por isso reunimos este guia de compra para o ajudar.

Quer pretenda obter um sistema de aquecimento para toda a casa ou aquecer uma única divisão, o nosso guia indica-lhe como funciona o aquecimento por piso radiante e como é que o sistema pode ajudá-lo a manter-se aquecido quando fica frio

Como funciona o piso radiante?

O piso radiante funciona com um cabo de aquecimento ultrafino instalado sob o pavimento. O cabo aquece quando o sistema está ligado, aumentando a temperatura da superfície do piso e fornecendo calor radiante que é uniformemente distribuído.

Com calor radiante, o conforto tende a ser sentido mais cedo e a uma temperatura mais baixa. Há um fluxo de ar mínimo, mantendo a temperatura confortável e uniforme em todos os lugares da divisão.

underfloor heating vs radiators

Sistemas Elétricos e Hidráulicos

Existem dois tipos de sistemas disponíveis: piso radiante elétrico e hidráulico. O primeiro utiliza eletricidade para aquecer um cabo muito fino e o último utiliza água aquecida que circula por um tubo de aquecimento.

A adequação de cada sistema depende do seu projeto e preferências. O sistema elétrico pode ser melhor para áreas pequenas, como casas de banho e remodelaçoes, pois não aumenta os níveis do piso. Os sistemas hidráulicos são ideais para áreas maiores ou construções de raíz, pois são embutidos no contrapiso estrutural.

Sistemas Elétricos e Hidráulicos

Existem dois tipos de sistemas disponíveis: piso radiante elétrico e hidráulico. O primeiro utiliza eletricidade para aquecer um cabo muito fino e o último utiliza água aquecida que circula por um tubo de aquecimento.

A adequação de cada sistema depende do seu projeto e preferências. O sistema elétrico pode ser melhor para áreas pequenas, como casas de banho e remodelaçoes, pois não aumenta os níveis do piso. Os sistemas hidráulicos são ideais para áreas maiores ou construções de raíz, pois são embutidos no contrapiso estrutural.

O piso aquecido vai aquecer o ambiente?

O piso radiante elétrico tem diferentes saídas de calor, com uma potência alta disponível, a fim de fornecer calor suficiente para áreas de alta perda de calor.

Sistemas de piso radiante hidráulico geralmente geram temperaturas de 40°C a 65°C e a temperatura real do pavimento será de 23°C a 32°C, significando que para uma área de alta perda de calor a temperatura pode ser ajustada para fornecer um nível suficiente de conforto.

A saída de calor de um sistema de piso radiante precisa ser maior do que a perda de calor da divisão ou área que está a ser aquecida, para que o sistema forneça calor suficiente. Por isso, é importante realizar um cálculo de perda de calor para garantir que o sistema é adequado. Isto pode ser realizado por um arquiteto ou um engenheiro e irá ajudá-lo a escolher a saída de calor correta para o sistema de piso radiante. Se não tiver certeza de qual a medida de perda de calor, entre em contacto com a Warmup e nós o ajudaremos a escolher o sistema correto.

Também é aconselhável instalar o sistema com isolamento suficiente, como placas de isolamento, que reduzem o tempo de aquecimento empurrando o calor para o nível do solo e evitando a perda de calor para o contrapiso.

tipos de pavimento compatíveis com piso radiante

Custos Associados ao Sistema

Há uma variedade de sistemas disponíveis e os custos de aquecimento do pavimento dependem do tempo de funcionamento, da saída de calor, do tamanho da área aquecida e do tipo de sistema. Também precisa de um termostato para controlar o sistema, o qual é vendido separadamente do sistema de aquecimento. Para descobrir o valor da compra de um sistema, peça um orçamento e nós entraremos em contacto consigo com um valor orçamental detalhado que corresponda às suas necessidades.

Os custos de funcionamento estão associados aos preços da energia, à área e altura da divisão e ao tempo de funcionamento. O uso de um termostato inteligente, como o termostato Smart WiFi 4iE, ajuda a poupar dinheiro. O 4iE pode economizar até €225 em custos de energia, sugerindo formas mais inteligentes de aquecer a sua casa. Podemos fornecer-lhe informações precisas sobre custos de funcionamento para compreender melhor os custos de aquecimento radiante. Basta preencher a informação necessária para um cálculo de custos de funcionamento do piso radiante.

aplicativo warmup para controlo do piso radiante

O que procurar?

Material

Qualquer que seja o sistema, eléctrico ou hidráulico, preste muita atenção aos materiais de fabrico utilizados nos cabos ou tubos de aquecimento.

Apoio ao cliente

Mesmo que seja improvável que tenha problemas com o sistema depois de ter sido instalado, verifique se o apoio ao cliente está disponível caso seja necessário.

Garantias

Embora o piso radiante seja conhecido pela sua confiabilidade, assim que o sistema estiver instalado, é importante certificar-se de que o seu sistema está coberto por garantias adequadas.

Instalação

Os sistemas podem ser instalados por si, mas também pode chamar um técnico profissional. No entanto, a instalação elétrica, incluindo a ligação do termostato, deve ser apenas feita por um eletricista certificado.

Leia o nosso Blog

O Melhor Pavimento para Piso Radiante

tijoleira

Independentemente de estar a remodelar ou a escolher pavimentos para uma construção de raíz, descrevemos neste artigo o que deve saber sobre pavimentos para piso radiante.

Prós e contras do piso radiante

pros e contras do piso radiante

Termostatos manuais e programáveis ainda são encontrados no mercado, mas as pessoas estão a aderir cada vez mais aos termostatos inteligentes que controlam o aquecimento por si devido às suas características de economia de energia e à sua facilidade de utilização.