Este artigo discute as principais diferenças entre piso radiante e radiadores como sistemas de aquecimento para a sua casa. As principais diferenças podem ser divididas em 5 pontos principais:

  1. Distribuição de calor
  2. Conforto e Qualidade do Ar
  3. Eficiência de custos
  4. Estética
  5. Aquecimento por zonas

O Aquecimento Central com radiadores foi introduzido na década de 30 e desde então tem sido usado como o sistema de aquecimento padrão das residências, permanecendo praticamente inalterado nas últimas 8 décadas. Mais recentemente, o Piso Radiante surgiu como uma nova solução para o aquecimento central, oferecendo conforto e luxo incomparáveis.

Abaixo, encontrará uma comparação destes dois sistemas e uma explicação do motivo pelo qual achamos que o piso radiante é a melhor solução para aquecer uma casa.

living room with underfloor heating 4iE thermostat

1. Distribuição de calor

A escolha do sistema de aquecimento determina a forma como o calor é distribuido. O piso radiante produz calor radiante, o que lhe permite sentir-se quente. O termo ‘aquecimento radiante’ é responsável por uma percentagem significativa do ‘conforto térmico’ alcançado por esta forma de aquecimento.

Os radiadores funcionam aquecendo o ar que os rodeia por convecção. O ar aquecido por um radiador sobe em direção ao teto e, após resfriar, cai para o nível do solo para ser aquecido novamente pela convecção do radiador. Isto cria um fluxo de ar quente e frio e, inevitavelmente, pontos quentes e frios, em que as áreas próximas aos radiadores são mais quentes do que as áreas em outras partes da divisão.

heating systems comparison: radiator vs radiant floor heat

O piso radiante e os radiadores distribuem o calor de forma diferente. Esta ilustração compara o piso radiante com a distribuição irregular de calor dum sistema de radiadores. Como algumas áreas levam muito mais tempo a aquecer com os radiadores e outras áreas estão sobreaquecidas, pontos quentes e frios reduzem os níveis de conforto desejado.

2. Eficiência e Conforto do Sistema

A forma como o calor é distribuído influencia a eficiência e o conforto do sistema de aquecimento. O calor radiante aquece diretamente os objectos e mantém a humidade natural numa divisão, enquanto que a convecção de ar quente tende a reduzir a humidade, o que pode tornar a área aquecida abafada. Se todo o pavimento da divisão estiver aquecido, o calor radiante proporciona uma dispersão de calor muito uniforme, enquanto que o aquecimento convencional aquece inicialmente uma área e, em seguida, leva tempo para circular e atingir o nível de conforto desejado. A elevação da temperatura do ar através do aquecimento convencional pode causar desconforto e sobreaquecimento, o que por sua vez pode reduzir os níveis de oxigênio e, em última instância, causar problemas respiratórios.

conventional radiators heat vs underfloor heating comparison

O piso radiante fornece calor onde é necessário e reduz o risco de sobreaquecimento de determinadas zonas.

3. O Sobreaquecimento é ineficiente e caro

Os radiadores foram introduzidos como um luxo na década de 30, mas eles são propensos ao sobreaquecimento, o que o torna um sistema de aquecimento muito menos eficiente. A ventilação é frequentemente necessária, como abrir uma janela, causando perda de energia para o meio ambiente.

A forma como os radiadores produzem calor cria pontos quentes e frios, o que significa que, para se sentir mais quente longe do radiador, é necessário aumentar a temperatura ambiente. Isso fará com que os radiadores criem mais calor e reduzam os pontos frios, mas ao mesmo tempo tornem a área próxima ao radiador ainda mais quente. Este sobreaquecimento significa que a temperatura da divisão acabará por se tornar demasiado quente, criando a necessidade de abrir janelas para permitir a entrada de ar fresco, mas ao mesmo tempo permitindo que o calor escape, desperdiçando energia e dinheiro. O desperdício de energia sai caro, pois o sobreaquecimento de apenas 1% pode aumentar os custos de combustível em 8% (Fonte: Carbon Trust), o que pode realmente aumentar as suas faturas de energia.

4. Decorar a sua Casa

O piso radiante é o sonho de qualquer decorador, pois não ocupa espaço, uma vez que a fonte de calor está sob o pavimento. Os sistemas de radiadores são geralmente volumosos e precisam de estar dentro da sala, o que significa que é necessário reservar espaço na parede. Isto torna-se extremamente problemático, especialmente em pequenas áreas, como casas de banho , onde cada centímetro é necessário para tirar o máximo proveito do espaço.

decorating your home without radiators

O piso radiante não restringe a colocação de móveis e dá total liberdade de design na uma casa.

5. Distribuição de calor – Controlo Individual da Temperatura em cada Divisão

O aquecimento é mais eficiente quando é usado zona a zona. Na maioria dos casos, o piso radiante é dividido por zonas ou divisões, com um termostato que controla cada zona específica. Portanto, o aquecimento só é fornecido para a divisão quando necessário, reduzindo a quantidade de energia necessária. Por outro lado, os sistemas de radiadores convencionais tendem a aquecer toda a casa de uma só vez. Isto pode causar sobreaquecimento e sub aquecimento, dependendo da localização do termostato, e são menos eficientes que o aquecimento por zonas individuais.

bathroom with heated hot floor

O Piso Radiante pode substituir os Radiadores?

Usar o piso radiante em vez de radiadores é possível e, dependendo da sua perda de calor, pode até mesmo livrar-se dos radiadores completamente.

Para decidir se o aquecimento por piso radiante pode ser usado como única fonte de calor, será necessário realizar um cálculo de perda de calor. Isto irá dizer-lhe se a saída de calor do piso radiante satisfaz os requisitos de aquecimento da divisão ou área; a saída máxima de calor deve ser maior que a perda máxima para ter calor suficiente na sala.

Para casas com aquecimento central já instalado, poderá questionar se deve instalar piso radiante ou se deve manter ou atualizar os seus radiadores; substituindo radiadores por piso radiante, a qualidade do ar nas habitações melhora na medida em que a convecção do calor com os radiadores move poeira e pólen por toda a casa. Os sistemas radiantes emitem calor radiante, o que significa que todos na sala recebem uma distribuição uniforme de calor.

O Piso radiante é um sistema de aquecimento moderno que pode ser instalado em habitações já existentes e habitações novas. Veja a nossa gama de produtos para encontrar os produtos adequados para o seu próximo projeto ou para informações mais detalhadas e para o custo do sistema, peça um orçamento.