Por que razão o piso radiante é a melhor escolha para uma habitação sustentável?

Published no 17 November 2014

Habitação Sustentável 

A atmosfera no interior de habitações com baixos valores de consumo energético exige uma gestão cuidadosa, controle de temperatura e zoneamento para evitar o sobreaquecimento. A criação de um clima interno, que incentive uma ventilação através da abertura de janelas no inverno, deve ser evitada, pois isso leva a que se perca o dividendo "baixa energia" da habitação.


A capacidade de gestão de casas sustentáveis com um sistema que é controlado de forma tão precisa quanto possível, é primordial e com o piso radiante estas casas herméticas podem beneficiar do aquecimento e condições climáticas ideais que o zoneamento fornece.


Piso radiante elétrico versus radiadores


Com os sistemas convencionais o ar é aquecido muitas vezes de forma desigual. O calor é direccionado para onde menos é necessário, como por exemplo para o tecto e ao longo das paredes, afectando seriamente a eficiência energética. O movimento do ar associado aos radiadores também move partículas de poeira, criando um ambiente desconfortável para aqueles que sofrem de alergias ou asma, baixando a qualidade do ar interior. Pode também reduzir os valores de humidade, tornando o ar ambiente seco e abafado. Além disso, o zoneamento com radiadores é ineficiente devido à elevada perda de calor associada com a água em movimento a partir da fonte para a zona onde o aquecimento é necessário.


Onde piso radiante eléctrico supera os sistemas convencionais é na sua controlabilidade e na forma como ele opera. O aquecimento radiante eléctrico é ideal para ser utilizado como a principal fonte de aquecimento numa casa sustentável, pois permite temperaturas diferentes em diferentes zonas. Isto permite rapidez de resposta no aquecimento de uma determinada zona de forma completamente independente das restantes zonas da habitação. A circulação de ar é também reduzida e o sistema não necessita de humidificação pois o ambiente não seca desde que não haja infiltração de ar seco do exterior. Controlar o sistema com o termostato 3iE da Warmup permite uma redução dos custos energéticos em virtude da sua precião no controle da temperatura.


O aquecimento por piso radiante elétrico é uma solução ideal para casas sustentáveis. Para saber mais entre em contato com a Warmup através de pt@warmup.com

 

 

Categorias: ,


Partilhar este artigo


Postar no LinkedIn Partilhe no Facebook Tweet no Twitter +1 no Google+ Email




Artigos relacionados

Voltar para o topo

Peça orçamento

Aguarde enquanto o seu pedido é processado. Pode demorar até um minuto...